A Globalstar obteve um empréstimo de US$ 252 milhões com a Apple nesta terça-feira, 28. De acordo com documento publicado junto à SEC, órgão similar à brasileira CVM, o dinheiro será usado para o pagamento do acordo de construção de satélites com a MAD, assim como o custo de lançamento desses satélites de baixa órbita (LEO).

Essa linha de crédito feita pela Apple substitui a possibilidade de busca de financiamento com terceiros. A quitação do valor será feita em 16 trimestres e deve começar no máximo no terceiro trimestre de 2025.

Vale lembrar, a Globalstar foi escolhida pela Apple para ser fornecedora de conectividade satélite usado no serviço de emergência do iPhone 14. Em novembro de 2022, a fabricante de smartphones investiu US$ 450 milhões na empresa de satélites.

Expansão

Além do montante recebido pela Apple, a Globalstar ainda obteve a autorização do governo espanhol para oferecer serviço de rede territorial em espectro de rede móvel (4G e 5G) e satelital via banda 53/n53, a mesma da Apple. O acordo foi feito em parceria com a operadora Telecom CLM e é o quarto projeto na Europa – há também na França, Grécia e Estônia.