A Huawei desenvolveu um indicador para medir a emissão de carbono por redes de telecom. Batizado de NCIe (Network Carbon Intensity-energy), ele consiste em calcular quantos quilos de CO2 são gerados por cada Terabyte trafegado por uma estação rádio-base (ERB). O lema da companhia em meio ambiente é “more bits, less watts”, ou, em português, “mais bits e menos watts”.  A novidade está sendo apresentada no stand da Huawei no Mobile World Congress, evento que acontece nesta semana em Barcelona.

A fabricante chinesa está desenvolvendo diversas iniciativas para reduzir seu NCIe, procurando tornar mais verdes os seus sites, as suas redes e a sua operação. Um exemplo é uma solução que consiste em botar uma ERB em estado de “dormência” durante períodos de pouco tráfego, como de madrugada, para consumir menos energia. Com isso, a economia varia de 30% a 35%, dependendo do local onde fica o site.

Além disso, a Huawei vem investindo também no uso de painéis solares para a alimentação de energia de seus equipamentos e em novas tecnologias de resfriamento para seus data centers.