As indústrias com redes privativas 5G estão entre as potenciais clientes da recém-lançada plataforma de computação na borda com inteligência artificial desenvolvida pela Intel. No estande da empresa no Mobile World Congress, em Barcelona, este é o caso de uso destacado.

O diretor de telcos e empresas digitais da Intel na América Latina, Juan Casal, aposta na combinação das duas tecnologias. Ele dá como exemplo soluções de análise de imagens em tempo real dentro de uma linha de produção, que requerem a alta velocidade do 5G e o processamento de IA na borda para executarem ações rapidamente.

Fábricas inteligentes com milhões de devices conectados também vão precisar de redes 5G e IA na borda para gerenciar tantos dispositivos ao mesmo tempo, destacam executivos da Wipro presentes no estande da Intel — a empresa indiana de TI é uma das suas parceiras no uso da plataforma.

Outro caso de uso imaginado por Casal é na análise de dados de uma rede de lojas com muitas filiais. Em vez de rodar aplicações de IA em computadores locais, pode ser mais econômico e eficiente processar na borda da rede.

Crédito da imagem no alto: ilustração produzida por Mobile Time com IA generativa