A Intel apresentou nesta terça-feira, 27, a sua plataforma de computação na borda (edge computing, no original em inglês) com inteligência artificial embarcada. Batizada como Edge Platform, a solução apresentada no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, tem como foco ajudar as empresas a implementarem e administrar aplicativos de IA na nuvem e em borda.

Modular e de código aberto, a plataforma foi construída sobre a interface OpenVino. Tem infraestrutura de gerenciamento e capacidade para desenvolver aplicações de IA que podem ser integradas em camadas de softwares existentes via padrões abertos. Por meio de um painel, os profissionais de TI e DevOps podem gerenciar todos os módulos do edge, como servidores, controles industriais e dispositivos de interface humano-máquina (HMI).

Os profissionais podem fazer dentro do edge o fine tuning da orquestração de aplicações, como por exemplo: direcionar a melhor latência para o dispositivo ou aplicativo necessária; desenvolver aplicativos com formato low-code; usar serviços horizontais na edge como anotação de dados para criar modelos de IA com o Intel Geti; e serviços verticais de parceiros, como recursos de gêmeos digitais para rastrear e gerenciar ambientes.

Entre os clientes da Intel que oferecem o Edge Platform estão: AWS; Lenovo; LTTS; SAP; Vericast; e Wipro.

Imagem principal: Forja de chips em fábrica da Intel (Crédito: Intel)