O NFC ainda vai demorar alguns anos para se popularizar no mundo. Enquanto isso, há outras maneiras de se transmitir dados sem fio que podem funcionar com todo o parque de smartphones e tablets presente no mercado. Uma delas se chama Nearbytes e foi criada e patenteada por uma empresa brasileira chamada Kinects. A Nearbytes, como sugere o nome, é uma solução de comunicação por proximidade, mas que, no seu caso, utiliza as ondas sonoras para transmitir dados. Sua versão beta será disponibilizada no fim de março no site da empresa para que desenvolvedores testem a novidade em seus aplicativos.

Para Marcelo Ramos, sócio da Kinetics, a Nearbytes conta com a vantagem de chegar ao mercado brasileiro em um momento em que o NFC ainda se encontra em estágio de uso embrionário. "No Brasil, hoje, temos muito poucos aparelhos com NFC. Isso representa menos de 10% dos celulares. A tecnologia do Nearbytes permite que todos os aparelhos funcionem por proximidade", explica o sócio. "Trazemos para o mercado atual o que só seria viável daqui a uns três anos", ressalta.

Como o NFC, a Nearbytes pode ter as aplicações mais variadas, como jogos, pagamentos mobile, cupons promocionais, check in personalizado, entre outros. Ramos não arrisca uma estimativa de quantos desenvolvedores vão procurá-los após a abertura da inscrição para testes, mas acredita que alguns setores mais específicos demonstrarão maior interesse: "Acho que pode ser uma boa oportunidade para operadoras de telefonia móvel e sistemas de pagamento online", aposta Ramos.

A comunicação através da solução Nearbytes depende da instalação de um aplicativo móvel no smartphone ou tablet do usuário. Por enquanto foram criadas versões para Android e iOS desse app. O Windows Phone 8 está no roadmap.

Recentemente, MOBILE TIME publicou matéria sobre a gluedevice, solução criada pela empresa brasileira MG Systems de autenticação para devices móveis através de frequências ultrassônicas e que aguarda aprovação de patente nos EUA. A principal diferença entre as duas soluções é que a gludevice utiliza dois canais (ultrassom e rede celular), enquanto a Nearbytes é bidirecional, usando o som tanto para receber quanto para enviar dados a partir do telefone. Isso permite que a Nearbytes seja usada mesmo quando não há conexão de Internet.