O crescimento das receitas das lojas de aplicativos App Store e Google Play será liderado pelos consumidores de América Latina e África nos próximos cinco anos, segundo um relatório publicado pela Sensor Tower nesta quinta-feira, 28.
Na comparação entre 2018 e uma estimativa para 2023, o crescimento será mais forte para América Latina na Google Play, ao saltar de US$ 550 milhões para US$ 2,8 bilhões, um incremento de 408%. Por outro lado, a África terá um aumento de 406%, passando de US$ 90 milhões para US$ 430 milhões.
Na App Store, a Sensor Tower estima que a região latino-americana passará de um faturamento de US$ 710 milhões em 2018 para US$ 2,4 bilhões, um aumento de 239%. Por sua vez, o consumo na África saltará de US$ 110 milhões para US$ 420 milhões, um incremento de 296%.
Gastadores

Embora América Latina e África alavanquem o crescimento nos próximos cinco anos, os usuários de EUA e Ásia (lê-se China, Coreia do Sul e Japão) continuarão sendo as principais fontes de renda para Google Play e App Store.

Na App Store, a receita oriunda da Ásia passará de US$ 26,3 bilhões para US$ 50 bilhões, aumento de 90%, no referido intervalo. E a versão americana mais que dobrará (107%) suas receitas, de US$ 13 bilhões para US$ 27 bilhões.

Por sua vez, os gastos dos norte-americanos na Google Play subirão 136%, de US$ 6,8 bilhões para US$ 16 bilhões. Na Ásia, a receita da Google Play – excluindo a China que não tem acesso ao marketplace – aumentará de US$ 12,2 bilhões para US$ 25 bilhões, 105%.

Total

Na projeção total, a Sensor Tower prevê que a receita das duas lojas acumuladas crescerá de US$ 72 bilhões para US$ 156 bilhões, média de 17% ano a ano ou 116,6% em cinco anos. Quando separado Google Play de App Store, a expectativa é de que a Apple terá uma fatia maior da receita (62% x 38%), enquanto o Google terá mais crescimento (19% x 15,6% em média por ano).

A expectativa é de que a Apple aumentará o faturamento anual com seus usuários na App Store de US$ 47 bilhões para US$ 96 bilhões, um aumento de 104% na comparação 2018 com 2023. O Google, por sua vez, terá um incremento 140%, com um aumento de US$ 25 bilhões para US$ 60 bilhões.