Ao assinar contrato com a operadora austríaca A1, a Nokia celebrou seu 30º acordo para implantação comercial de 5G. A companhia finlandesa firmou a parceria no dia 25, mas comunicou nesta quinta-feira, 28.

Dos 30 acordos, 16 foram públicos com clientes provedores de serviço. Em comunicado, o CEO da empresa, Rajeev Suri, diz que a quantidade de contratos mostra a “promessa do 5G virando realidade”, e que várias das parcerias incluem múltiplos elementos do portfólio fim a fim. A companhia afirma ter abordagem para parcerias de longo prazo, visando atingir diferentes estágios de maturidade na tecnologia.

A Nokia destaca que o portfólio permite instalação rápida em cima da rede existente, independente do fornecedor utilizado na rede 4G já implantada. Além disso, diz que a suíte é feita para oferecer flexibilidade e capacidade de entregar 5G para os consumidores finais, incluindo um novo dispositivo de acesso fixo por rede móvel (FWA) apresentado durante a Mobile World Congress 2019, em Barcelona, no final de fevereiro. Há ainda soluções “nativas em cloud” de core de rede.