A Starlink confirmou na noite da última quarta-feira, 27, o começo de sua operação na Argentina. Em publicação feita por meio de seu canal no X (antigo Twitter), a companhia confirmou que o país é o sétimo da América do Sul com seus serviços de rede satelital.

Vale lembrar, os outros seis países são: Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Guiana Francesa.

De acordo com o mapa de disponibilidade da empresa, o próximo país na região a ter o acesso à tecnologia será o Uruguai, no terceiro trimestre de 2024. Ainda em 2024, o serviço deve atingir a totalidade do Brasil, uma vez que faltam pequenos trechos do sul amazonense e da divisa do Acre com o Amazonas. Guiana e Bolívia também estão previstos para o ano, porém sem data definida.

O Suriname e as Ilhas Falkland (Malvinas) devem ficar para 2025.

Atualmente, a Starlink tem modelos de negócios para pessoas físicas (residencial, viagem e embarcações) e comercial (local fixo, mobilidade terrestre, marítima, aviação e direct to cell [D2C] com operadoras).

Com oferta de acesso contínuo a texto para dispositivos LTE, o D2C da companhia tem oito empresas de telecom parceiras no mundo, sendo a Entel, do Peru e do Chile, a única por enquanto na América Latina. A oferta de dados, voz e IoT via satélite ficará para 2025, de acordo com o site da companhia.

Ilustração: Nik Neves/Mobile Time