A Claro lançou nesta quinta-feira, 28, o relógio infantil Kids On com GPS para os pais poderem se conectar aos seus filhos a qualquer momento. Adiantado por este noticiário pelo diretor de SVA e roaming da operadora, Alexandre Olivari, o relógio é destinado para crianças entre 4 e 12 anos de idade e é produzido pela brasileira DL.
Além do GPS, a criança pode fazer ligações direto do wearable e enviar sinal de socorro aos pais pelo botão de SOS. Para os pais, é possível enviar mensagens de voz e controlar a agenda de contatos por meio de aplicativos para Android e iOS. Outra função disponível é a “zona de segurança”, que consiste em criar uma cerca virtual que, quando ultrapassada pela criança, gera um alerta para os pais.
Com opções de cores em cinza, laranja e rosa, o relógio estará disponível para compra em algumas lojas próprias da Claro e em sua loja online por R$ 360. O novo produto é a primeira investida da operadora em Internet das Coisas (IoT) para o consumidor final.
Além da compra do equipamento, o cliente precisa assinar um plano mensal de R$ 39,90 que engloba rastreamento, aplicativo, alertas, chamadas ilimitadas para telefones Claro de todo Brasil e outro relógio. Em caso de clientes pós, os relógios adquiridos podem ser adicionados para a conta como dependentes.
Análise
Esse lançamento da Claro representa a entrada da empresa em uma nova fase de sua estratégia em serviços de valor adicionado (SVAs), em que lançará produtos atrelados a novos equipamentos conectados, muitas vezes distribuídos por terceiros. Há planos para lançar produtos também no segmento automotivo e para residências, conforme adiantou Olivari em entrevista para MOBILE TIME no começo do ano.