| Publicada originalmente no Teletime | A fornecedora de banda larga satelital diretamente para smartphones AST SpaceMobile informou nesta semana ter conseguido com sucesso realizar chamadas de voz utilizando telefones celulares comuns com o satélite BlueWalker 3. Segundo a empresa norte-americana, é primeira vez que essa comunicação de mão dupla por voz foi conseguida por meio de conexão satelital e com smartphones comuns – no caso, foi utilizado um Galaxy S22 da Samsung.

A ligação foi feita a partir do Texas, nos Estados Unidos, usando espectro da operadora AT&T, até a rede da Rakuten Mobile, no Japão. Os testes iniciais validaram o sistema e arquitetura da AST, que reitera que os smartphones não eram modificados para receber o sinal satelital. Isso foi possível porque o satélite BlueWalker 3 está em órbita baixa (LEO), apesar de ser considerado de grande porte.

A empresa afirma que “é um passo importante para prover banda larga celular 2G, 3G, 4G LTE e 5G globalmente baseada no espaço”. Engenheiros da Vodafone e Rakuten, ambas investidoras na AST SpaceMobile, além da AT&T participaram da preparação e teste das primeiras chamadas com o BW3.

Também foram conduzidos testes bem sucedidos de compatibilidade com diversos modelos de smartphones, nos quais houve troca do módulo de identificação de assinante (SIM) e a informações da rede direto para o satélite, o que a companhia considera “crucial” para entregar a conectividade. “Testes adicionais e medições da força do sinal de uplink e downlink do smartphone confirmam a habilidade de utilizar velocidades de banda larga móvel e formato de ondas 4G LTE/5G.”

A AST SpaceMobile já tem contrato com a TIM Brasil para oferecer a conectividade e voz por 4G diretamente aos smartphones dos usuários. O acordo, anunciado em janeiro deste ano, prevê testes técnicos nas regiões Norte e Nordeste ainda neste semestre. A norte-americana tem ainda parceria com a Nokia até para oferecer conexão na Lua.