Satélite BlueWalker (crédito: AST SpaceMobile)

A TIM assinou um acordo de intenções com a AST SpaceMobile nesta segunda-feira, 23. A parceria permite à operadora testar a tecnologia de conectividade via satélite de baixa órbita (LEO) da companhia norte-americana. Os primeiros testes técnicos da TIM e da AST SpaceMobile serão feitos no primeiro semestre de 2023 nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Com a tecnologia satelital, os clientes da TIM poderão ser cobertos com serviços de dados e voz em LTE em todo território nacional, inclusive nas regiões sem torres da operadora. Ou seja, os dispositivos móveis com LTE (tablets e smartphones, por exemplo) poderão se conectar diretamente aos satélites da SpaceMobile, porém, sem a necessidade de nenhum apetrecho adicional ao terminal.

Vale dizer que as companhias ainda aguardam aprovação regulatória para avançar com as provas.

Entenda

Infográfico em inglês sobre a tecnologia satelite-to-cellular (Reprodução: AST SpaceMobile)

Com oferta direta aos consumidores, a SpaceMobile oferece no exterior conectividade diária, mensal, plano standalone e conexão de emergência. Com sede em Midland, Texas, a empresa norte-americana tem: 2,4 mil patentes em tecnologia satelital; parceria em 4G e 5G com a Nokia AirScale; e pode alcançar 1,8 bilhão de usuários por meio das operadoras com as quais possui parceria, vide Rakuten, Orange e AT&T.

Recentemente lançou o satélite de teste BlueWalker 3 que será a base tecnológica para o lançamento da constelação de satélites BlueBirds, que darão a conexão satelital para dispositivos 4G e 5G.

Vale lembrar que a corrida das operadora para a comunicação satellite-to-cellular ganhou um novo capítulo em 2022 com a chegada do serviço de chamada de emergência do iPhone 14 em parceria com Globalstar, a parceria da SpaceX com T-Mobile nos EUA e o primeiro lançamento comercial da SpaceX com a KDDI no Japão.