A popularização de aplicativos móveis entre as mais diversas verticais da economia está gerando uma demanda por soluções de APM (Application Performance Management) voltadas para mobilidade. Um sistema de APM tem como objetivo controlar a performance de uma aplicação com o acompanhamento de métricas diversas, como o tempo para a conclusão de uma transação, desde a solicitação pelo cliente até a resposta do servidor. "Temos recebido muitos pedidos de prova de conceito por parte de bancos, empresas de e-commerce e seguradoras, por causa do crescimento do mobile", relata Shirlei Bortoleto, gerente de pré-vendas da Compuware, empresa que adicionou o monitoramento de apps móveis à sua solução de APM há um ano.

Hoje, a Compuware tem cerca de 35 clientes de APM no Brasil. Há dez deles realizando testes para monitoramento de apps móveis. Até o final do ano, a empresa espera dobrar a quantidade de clientes de sua solução de APM dentre os quais entre 10 e 20 estarão usando para acompanhamento de aplicativos móveis, prevê Shirlei. O modelo de negócios é software como serviço (SaaS), mas há também a possibilidade de licenciamento.

No caso do APM da Compuware, o monitoramento é feito desde o aplicativo até o mainframe do cliente. Eventuais problemas são identificados até o nível da linha de código de programação e podem ser distribuídos diretamente para os desenvolvedores responsáveis. O objetivo é reduzir o tempo de resposta diante de emergências. "Geralmente as empresas demoram mais tempo para detectar do que para corrigir um problema. Em média, 75% do tempo é para detectar e 25%, para corrigir", explica a executiva.

A solução da companhia viabiliza a realização de testes prévios antes do lançamento de uma nova atualização ou ferramenta. O laboratório conta com mais de 5 mil modelos diferentes de devices móveis e a simulação de acessos é feita a partir de 30 pontos espalhados pelo mundo.

A própria solução de APM conta com um aplicativo móvel no qual os gestores de TI podem acompanhar as métricas diretamente de seus smartphones. Para iOS, a empresa oferece hoje uma degustação gratuita de 15 dias da solução.