A empresa brasileira SEND criou uma nova solução que utiliza beacons (sensores) em locais fechados (indoor), a ExpoFácil. O sistema permite às empresas acompanharem a movimentação de visitantes em feiras, lojas, supermercados e estandes, além da realização de ações de marketing direto. É possível identificar smartphones e tablets, com o aplicativo instalado, a 70 metros de distância.

Para o consumidor final, foi criado um modelo de aplicativo (Android, iOS) para smartphones ou tablets, com intuito de ajudar os clientes a encontrarem informações sobre produtos, serviços e descontos, em uma feira ou loja.

Eduardo Aguilar, gerente comercial da SEND, estima que 20 modelos de aplicativos sejam criados no primeiro ano de operação do ExpoFácil, e o principal foco de clientes da companhia é são os setores de "lojas de departamento" e de "feiras e eventos". O preço de desenvolvimento depende da complexidade e porte de cada projeto.

Uso da tecnologia

Desde 2014, o uso de beacons é homologado pela Anatel.  Esses pequenos sensores se comunicam com os smartphones dos transeuntes, através do padrão Bluetooth Low Energy (BLE).