A greve de caminhoneiros e a crise de abastecimento nas cidades brasileiras está fazendo com que os consumidores procurem novas formas de comprar, em especial formatos que não demandem o seu deslocamento. A AppsFlyer informou a Mobile Time que as compras por dispositivos móveis aumentaram 15% entre os dias 20 e 26 de maio, o período relacionado à paralisação, em comparação com a semana anterior.

Por outro lado, os usuários também procuraram utilizar mais os apps para resolver problemas. No caso, os apps que realizam compras de passagens aéreas tiveram um aumento de 27% nos acessos. De acordo com a AppsFlyer, que atua como plataforma de monitoramento de apps, esse crescimento repentino se deve a cancelamentos, checagem de voos e troca de passagens, em razão da falta de querosene nos aeroportos.

Em apps de notícias, o aumento de acessos foi de 15%, o que aconteceu devido à busca de mais informações sobre a crise.

Os dados analisados pela AppsFlyer levaram em conta mais de 30 bilhões de cliques, downloads e acessos (eventos) em mais de 1 mil aplicativos brasileiros entre 20 e 26 de maio. Vale lembrar que a plataforma da companhia israelense cobre 98% dos smartphones no mundo.