O Google anunciou nesta terça-feira, 28, que a indexação mobile –first será agora o padrão para todos os novos domínios da web a partir de 1º de julho de 2019, informou o site Tech Crunch. No final de 2018, a empresa havia anunciado que o uso da versão para celular de um website para indexar suas páginas estava sendo usada em mais da metade das páginas da web nos resultados de pesquisa do Google.

Isso significa que, quando um novo site for registrado, ele será rastreado pelo Googlebot do smartphone, e seu conteúdo compatível com dispositivos móveis será usado para indexar suas páginas, além de entender os dados estruturados do site e exibir informações extras (snippets, em inglês) do site nos resultados da pesquisa, quando relevante.

O Google explicou que a mudança na forma como os sites são indexados quer ajudar os usuários “principalmente móveis” da empresa a pesquisar melhor na web. Isso porque, desde 2015, a maioria dos usuários do buscador inicia suas pesquisas a partir de dispositivos móveis.