A TIM ampliará seu projeto de geração energia limpa para mais 15 usinas solares de abastecimento da infraestrutura de rede. A ideia é que o projeto alcance a meta até o fim deste primeiro semestre. As plantas ficam no Distrito Federal e em mais cinco estados e contam com potência instalada de 25 MWp, alimentando 970 antenas e torres da operadora no Nordeste e Centro-Oeste.

O projeto é em parceria com a Faro Energy, responsável pelo investimento – que até o momento está em R$ 100 milhões para as 15 plantas –, construção, operação e manutenção das usinas solares. Dez estão operando e atendendo unidades consumidoras da TIM nos seguintes Estados: Paraíba, Pernambuco, Ceará e no Tocantins. Outras cinco, localizadas no Distrito Federal e Rio Grande do Norte, estão sendo construídas, com entrega prevista para junho. A expectativa é produzir mais de 45 GWh por ano quando todas as plantas estiverem operando, o equivalente ao consumo anual de mais de 20 mil residências.

De acordo com a TIM, a geração de energia proveniente das 15 novas usinas solares será capaz de evitar a emissão de cerca de 15 mil toneladas de CO2 por ano, o equivalente ao plantio de 90 mil árvores ou uma redução da circulação de 8 mil veículos nas estradas.

Até o momento, as plantas em operação evitaram a emissão de 3,7 mil toneladas de CO2 na atmosfera ou o equivalente ao plantio de 23 mil árvores. As usinas são equipadas com rastreador solar na fixação dos módulos, o que faz com que o equipamento acompanhe a posição do sol, proporcionando uma maior eficiência na geração de energia.

Além da sustentabilidade do projeto, as usinas solares geram 550 empregos.

Atualmente, são 34 usinas de energia renovável em operação e o objetivo é chegar a 60 até o fim de 2022, com geração mensal suficiente para abastecer uma cidade de 150 mil habitantes.