A funcionalidade de assinatura eletrônica avançada do Gov.Br (Android, iOS) foi usada 75 milhões de vezes entre janeiro e maio deste ano, quase o dobro (92%) das 39 milhões de assinaturas realizadas do mesmo período em 2024, informou o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) nesta quarta-feira, 28.

A assinatura eletrônica avançada é um dos 4,5 mil serviços do app estatal, como meu Meu INSS, Meu SUS Digital e Carteira Digital de Trânsito. O seu uso permite assinatura digital de documento com a mesma validade de um documento com assinatura física.

Para utilizar esta função, o usuário deve ter conta prata ou ouro no Gov.Br e seguir os seguintes passos:

  1. Entrar na conta do Gov.BR;
  2. Selecionar a tela ‘assinatura de documento’;
  3. Clicar no botão ‘escolher arquivo’ e anexar o documento que deve estar em formato DOC, DOCX, JPG, PDF, PNG ou ODT com até 100 MB;
  4. Apertar ‘assinar digitalmente’;
  5. Por fim assina, baixa e checa o documento.

Importante lembrar, ao final, é possível validar a assinatura pelo site do validar.iti.gov.br ou por meio do app Validar QRCode (Android, iOS) para verificar se o documento sofreu alguma alteração.

 

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