A divisão de IT e comunicações móveis da Samsung fechou o segundo trimestre de 2016 com 26 trilhões de wons (US$ 23,52 bilhões na corretagem atual) de receita consolidada ante 25,5 trilhões de wons nos mesmo trimestre um ano antes, um aumento de 2%. O lucro operacional passou de 2,76 trilhões de wons para 4,42 trilhões de wons, crescimento de 56,2%.

De acordo com a companhia sul-coreana, o resultado positivo no fim do primeiro semestre deste ano se deve principalmente às vendas globais dos smartphones Samsung Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge. Além disso, a empresa manteve o nível das vendas dos handsets com preços de entrada e médio similar ao primeiro tri; e teve um crescimento nas receitas com os produtos de rede, com as operadoras procurando investir mais em LTE.

No total consolidado, contabilizando os resultados das divisões de consumidores, negócios e semicondutores, a Samsung teve 50,94 trilhões de wons em faturamento ante 48,54 trilhões de wons um ano antes. Já o lucro operacional foi de 8,14 trilhões de wons, no período anterior havia sido de 6,9 trilhões de wons.

A empresa ainda acredita que a demanda por tablets e smartphones deve aumentar no segundo semestre. Contudo, a Samsung ressalta no relatório financeiro publicado nesta quinta-feira, 28, que deve encarar forte concorrência no segmento mobile com lançamento de produtos dos seus rivais.

Mesmo com a acirrada disputa, a fabricante acredita que deve aumentar a receita até o final do ano fiscal. Uma vez que deve manter o fluxo de vendas dos smartphones no segmento high-end, fortificar as comercializações globais das famílias “A” e “J” da Samsung Galaxy, além de lançar a série de smartphones Galaxy “C” para o mercado chinês.

A Samsung também espera um aumento de faturamento no terceiro tri de 2016, com o lançamento de um novo modelo de smartphone high-end. Tradicionalmente, a Samsung apresenta os handsets da família Galaxy Note e Galaxy Edge+ na segunda metade do ano.

Vale frisar que o relatório da Canalys publicado na última quarta-feira, 27, apontou que a Samsung é a líder global no segmento de smartphonres, com 80 milhões de unidades enviadas ao mercado no segundo trimestre.