A Samsung finalizou o quarto trimestre de 2017 com uma receita consolidada de 25 trilhões de wons (US$ 23,4 bilhões na corretagem atual) em sua divisão mobile, um crescimento de 10% na comparação com o mesmo período um ano antes, quando obteve 22,6 trilhões de wons. No relatório divulgado nesta quarta-feira, 31, a empresa sul coreana afirmou que o aumento no faturamento ocorreu pelas vendas de smartphones flagship (Galaxy Note 8, Galaxy S8 e Galaxy S8+).

Considerando a divisão IT & Mobile (IM), que engloba dispositivos móveis e equipamentos de rede, a Samsung obteve 25,4 trilhões de faturamento, um incremento de 8% se comparado com os 23,6 trilhões de wons um ano antes. Por sua vez, o lucro operacional da companhia com o IM foi de 2,4 trilhões de wons, um leve recuo de 0,08% ante 2,5 trilhões de wons do quarto trimestre de 2016. Sobre este resultado, a firma responsabilizou a redução nas vendas dos smartphones de preços de entrada e intermediário, além do aumento no investimento em marketing.

Na soma de todas as áreas da empresa (Consumer Eletronics, IT & Mobile, Device Solutions, Display Panel e Harman), a Samsung teve um aumento de 24% nas vendas ou 65,98 trilhões de won, um ano antes obteve 53,33 trilhões de wons. Em lucro operacional, a companhia apresentou um crescimento de 5,93% ao atingir 15,15 trilhões de wons, em comparação com o quarto trimestre de 2016, quanto chegou a 9,22 trilhões de won. O lucro líquido passou de 7,09 bilhões de wons para 12,26 trilhões de wons, um acréscimo de 72,9%. E a margem EBITDA foi de 32%, um ano antes era de 26%.

Chips e telas

Além das vendas no mobile alavancadas pelos smartphones do topo do portfólio da fabricante, vale destacar as comercializações na divisão de semicondutores (chips e memórias). De acordo com o documento, as vendas de semicondutores cresceram 42% na comparação ano a ano, ao passar de 14,86 trilhões de wons para 21,11 trilhões de wons. Além disso, chips e memórias tiveram um incremento de 5,95% ao registrar 10,9 trilhões de wons em lucro operacionais. Um ano antes obteve 4,95 trilhões de wons. A companhia credita o resultado positivo à alta demanda de memórias para servidores e dispositivos móveis. Apenas para a divisão mobile, houve um crescimento de 54% no quarto trimestre. Outro incremento que a Samsung teve devido aos smartphones foi na divisão de telas: crescimento de 51%, chegando a 11,18 trilhões de wons. Esse aumento deu-se pelas vendas de telas OLEDs para handsets premium.

Expectativas

Para o próximo trimestre, a Samsung deposita suas esperanças no aumento de comercialização dos smartphones flagship, em especial com o lançamento do S9 no próximo dia 25 de fevereiro, durante a MWC, em Barcelona, Espanha. Em outras divisões, a companhia espera aumento das vendas de sensores de imagem para smartphones e melhoria dos negócios de estações base para LTE na América do Norte. A empresa destaca ainda que o primeiro trimestre de 2018 deve ter aumento na expansão de produção em massa da segunda geração dos chips de 10 nanômetros, devido aos pedidos dos novos chips ASICs dedicados à mineração de criptomoedas.