A Vivo terminou o segundo trimestre de 2021 com 97 milhões de acessos em seu ecossistema digital que engloba serviços financeiros, saúde, casa conectada, entretenimento e marketplace, além dos canais digitais. Apenas a plataforma de atendimento Meu Vivo (AndroidiOS) somou 19 milhões de usuários únicos no período e colabora para o incremento das vendas respondendo por:

– 50% de vendas de apps de terceiros;

– 40% do tráfego do marketplace Shopping Vivo;

– Incremento de 50% das vendas digitais e de planos pós-pago no móvel;

– Aumento de 28% nas receitas de recargas digitais;

– Crescimento de 119% na base de clientes do Vivo Easy (pré-pago);

– 18,6% de aumento em adições líquidas nos planos de fibra ótica (FTTH).

De acordo com Christian Gebara, CEO da operadora, a combinação de todos os serviços do ecossistema digital permitirá um crescimento da receita média por usuários (ARPU) e redução da saída dos consumidores (churn). Em conferência com analistas de mercado nesta quarta-feira, 28, o executivo afirmou que esses ativos e atributos digitais oferecidos aos clientes demonstram que a companhia não compete com outras operadoras, mas com players que querem ser um ecossistema digital.

“Hoje, nós não vemos nenhuma companhia como a Vivo, com alto número de acessos; lojas; capacidade online; força da marca (9º no Brasil, segundo Interbrand); usuários engajados nos canais digitais; capacidade em big data e plataforma de serviços – somos um dos três principais do País; e que tem um portal (Terra) que ajuda a manter nossos usuários mais conectados em nossa plataforma”, afirmou.

Aquisição do usuário

Gebara disse que a estratégia de ecossistema digital da Vivo está focada em colocar o consumidor no centro, manter a recorrência deles em pagamentos e aumentar o engajamento deles na plataforma, ajudando a manter baixo o custo de aquisição do consumidor (CAC).

“Seremos capazes de trazer os consumidores com baixo CAC, pois teremos custos marginais. Vamos vender os nossos serviços e de terceiros e, com isso, vamos aumentar o ARPU e reduzir o churn”, disse o CEO.

Importante lembrar, a próxima vertical no ecossistema digital que a Vivo criará será em educação. Gebara afirmou que terá novidades em breve, porém, não informou a data ou nome de futuros parceiros. Vale lembrar que a Vivo já confirmou anteriormente ao Mobile Time que será um marketplace.