Ilustração: Cecília Marins

A Samsung registrou lucro líquido de 11,1 trilhões de wons (US$ 8,5 bilhões na conversão em 30 de junho) no segundo trimestre de 2022, um aumento de 15%, ante 9,5 trilhões de wons na comparação ano a ano. O lucro operacional foi de 14 trilhões de wons, alta de 12% contra 9,5 trilhões de wons do segundo trimestre de 2021. E a receita da empresa obteve um incremento de 21%, de 63,5 trilhões para 77 trilhões de wons.

De acordo com a companhia, o resultado foi puxado pelas divisões de semicondutores com materiais para servidores e mobile com venda forte em dispositivos de ponta (Galaxy S22 e Tab S8), além de vendas de equipamentos de rede com a entrada da operadora norte-americana Dish Networks.

Em mobile e redes, a Samsung registrou 29 trilhões de wons de receita, um aumento de 30% comparado aos 22,5 trilhões de um ano antes. O lucro operacional passou de 3 trilhões para 2,5 trilhões de wons. E em semicondutores, a receita foi de 23 trilhões para 28 trilhões, alta de 24%.

Parceria ampliada

Além do resultado financeiro divulgado nesta quinta-feira, 28, a companhia fechou um acordo plurianual com a Qualcomm em licenciamento de patentes. Com a parceria firmada até 2030, a fabricante usará as tecnologias de redes celulares da fornecedora até o 6G, além das gerações anteriores começando no 2G. A parceria entre as duas empresas também garante a expansão da plataforma Qualcomm Snapdragon em produtos da família Galaxy da Samsung, o que inclui smartphones, PCs, tablets e dispositivos de realidade estendida.