A Lello, administradora de imóveis que tem em sua carteira mais de 9 mil casas e apartamentos para locação em São Paulo, adotou tablets para a realização de vistorias. Os aparelhos substituem os formulários de papel. São usados tablets Android com um aplicativo de vistoria desenvolvido internamente pela equipe de TI da Lello.

Antes, os cinco vistoriadores da empresa precisavam tirar fotos com uma máquina fotográfica digital e preencher um extenso formulário em papel sobre as condições do imóvel, como a qualidade da pintura das paredes, as características do piso e dos armários etc. O formulário e as fotos eram levados de volta para o escritório da empresa onde os dados eram passados para o computador pela pessoa responsável pelo contrato. Agora, o formulário é digital e está dentro do tablet, que também é usado para tirar fotos do imóvel. Um sistema de certificação digital dispensa a assinatura do vistoriador. Os dados da vistoria são enviados a partir do tablet, pela rede 3G, diretamente para o sistema da Lello. "Isso poupa de 30% a 40% do tempo do vistoriador e elimina o trabalho de digitalização dos dados no escritório", compara Elaine Fouto, gerente de marketing da Lello.

A companhia lançará no mês que vem um aplicativo para seus mais de 150 corretores e captadores de imóveis. Neste caso, servirá para coletar dados sobre um imóvel que será posto à venda ou em locação, tirando fotos que valorizem o produto e que possam ser usadas no portal da Lello, acessível pelos consumidores. Será um aplicativo para smartphones e tablets nos sistemas Android e iOS. Os corretores usarão seus smartphones pessoais. O app também substituirá os formulários em papel.