Foi-se o tempo em que os vizinhos brigavam apenas por causa de vaga de garagem ou barulho de obra. Na era da Internet, agora a ocupação da frequência para Wi-Fi (2,4 GHz e 5 GHz) também pode gerar atritos. Com tantos roteadores espalhados nas residências e em salas comerciais, as interferências são constantes. Antes de ligar para o seu provedor de Internet reclamando que a velocidade está baixa, vale a pena fazer uma análise da potência de sinal das redes próximas, para ter certeza que não é este o problema. Para isso, o app WiFi Analyzer é uma mão na roda.

O aplicativo é gratuito e fornece em tempo real um gráfico mostrando a potência do sinal naquele ponto das várias redes Wi-Fi ao redor, com seus respectivos nomes e com os canais que estão ocupando (veja imagem acima). Munido dessa informação, o usuário pode optar por trocar o canal utilizado por seu roteador para um que esteja mais livre, o que pode melhorar de maneira significativa o desempenho de sua rede sem fio local.

O app lista também, de maneira rápida, os canais mais livres, em uma classificação de zero a cinco estrelas. E também apesenta dados das redes à sua volta, inclusive com o nome do fornecedor do roteador.

Link para download na Google Play