A Cuponeria está reformulando seus apps móveis para que os cupons de desconto gravados no smartphone passem a conter um código numérico único, o que permitirá a sua leitura manual nos caixas dos estabelecimentos comerciais parceiros. A novidade é importante porque muitas máquinas de leitura de códigos de barra instaladas no Brasil utilizam um laser que não é capaz de ler códigos na tela brilhante dos celulares. Com a inclusão de um código numérico, o funcionário no caixa poderá validar o cupom inserindo-o manualmente. A expectativa da empresa é de que a novidade leve a um crescimento significativo do uso de cupons móveis na empresa. Atualmente, a Cuponeria emite 200 mil cupons por mês, dos quais 43% são gerados em smartphones. O restante é impresso em papel. A nova versão do app para Android deverá ser lançada em setembro. Em seguida será feita a reformulação do app em iOS.

Na nova versão do app o ciclo de mensagens para a comunicação com o consumidor também será diferente e passará a levar em conta a sua localização. Assim, será possível lembrar o usuário sobre um cupom que tiver sido baixado quando ele estiver passando perto de uma loja onde possa ser resgatado, por exemplo.

A Cuponeria está integrada aos sistemas de ponto de venda de três grandes redes varejistas em atividade no Brasil: os supermercados do Grupo Pão de Açúcar, as Lojas Americanas e a Droga Raia. Esses três somam mais de 5 mil lojas. A integração permite não apenas a validação dos cupons, mas também o monitoramento sobre de onde veio aquele consumidor (Facebook, revista, app etc). "Acaba sendo uma grande ferramenta de BI para os varejistas. Conseguimos provar as conversões", comenta Thiago Brandão, diretor de desenvolvimento de negócios da Cuponeria. A empresa negocia a integração com outras grandes redes varejistas este ano.