A maioria das soluções de reconhecimento facial em smartphones disponíveis hoje no mercado utilizam a câmera frontal do aparelho para identificar o rosto do usuário. Há, contudo, uma outra maneira de realizar o reconhecimento facial que dispensa a câmera e utiliza uma luz infravermelha. Essa tecnologia permite a captura de uma imagem em três dimensões da cabeça do usuário, ou seja, uma imagem com profundidade, o que garante maior precisão no processo. O reconhecimento facial com infravermelho está presente nos novos iPhones recém-lançados pela Apple. E é também uma aposta da Idemia, companhia especializada em identificação e autenticação digitais. A Idemia desenvolveu um software que pode ser embarcado em smartphones para prover essa solução.

Essa tecnologia depende de o smartphone ter um emissor de luz infravermelha, mas ainda são poucos modelos disponíveis no mercado. “Estamos conversando com vários fabricantes para massificar essa tecnologia. Os nomes não podem ser revelados porque as negociações estão sob sigilo. Estamos fazendo provas de conceito”, diz Diego Cecchinato, vice-presidente sênior para a área de operadoras móveis da Idemia para a América Latina, em entrevista para Mobile Time.

O reconhecimento facial em 3D traz as seguintes vantagens: 1) funciona no escuro; 2) funciona mesmo se a pessoa estiver usando adereços, como óculos escuros; 3) tem maior precisão e evita fraudes com o uso de fotos no lugar de uma pessoa de verdade. E no caso específico da solução da Idemia há ainda a vantagem de uso de inteligência artificial, o que aprimora gradativamente a precisão, conforme é utilizada.

A solução da Idemia não se limita aos smartphones. O aeroporto de Cingapura, por exemplo, a utiliza para reconhecer os passageiros a partir de check-in e facilitar seu trânsito pelas suas dependências sem a necessidade de nova apresentação de documentos.

Mobi-ID

O presente e o futuro da identificação e da autenticação digitais em smartphones, desde senhas temporárias até diferentes técnicas de biometria, serão debatidos no seminário Mobi-ID, que Mobile Time realizará no dia 26 de novembro, no WTC, em São Paulo. A agenda completa e mais informações estão disponíveis no site www.mobi-id.com.br, ou pelo telefone 11-3138-4619, ou pelo email [email protected].