A tecnologia de reconhecimento está sendo cada vez mais utilizada no Brasil para as mais diferentes aplicações, da segurança pública a processos aduaneiros, passando por análise de crédito, combate à fraude ou uma simples autenticação em um aplicativo no celular. Representantes dos fornecedores de alguns dos principais cases implementados no Brasil se reunirão em um painel para discutir os desafios de ordem técnica, legal e de negócios do reconhecimento facial durante o seminário Mobi-ID, no dia 25 de novembro, no WTC, em São Paulo.

Na área de segurança pública, a chinesa Huawei é a fornecedora das soluções utilizadas pelas polícias do Rio de Janeiro e da Bahia, que identificam foragidos da justiça através das imagens de câmeras nas ruas de suas capitais. A polícia de São Paulo, por sua vez, usa soluções de biometria da Thales Gemalto para identificar criminosos. Em aeroportos brasileiros, a Receita Federal adota reconhecimento facial para identificar os passageiros que passam pela Alfândega, com uma solução fornecida pela NEC. E diversos varejistas com lojas físicas e online usam uma solução da Acesso Digital para ter mais segurança na emissão de cartões private label e no combate à fraude. A Acesso Digital afirma ter a maior base privada de rostos cadastrados no Brasil, com alguns milhões de pessoas registradas. Por fim, estará representada no painel a Venuxx, empresa de aplicativo de corridas de automóvel só para passageiras e motoristas mulheres, que aplica reconhecimento facial para ter certeza que suas usuárias são mesmo do sexo feminino.

Os painelistas confirmados são: Ana Maria Ravaglia Duarte, Chief Compliance Officer para América Latina da NEC; Gabrielle Jaquier, COO da Venuxx; Marcelo Zanelatto, diretor de tecnologia da Acesso Digital; Ricardo Abboud, gerente de vendas e marketing, identity & biometric solutions da Thales Gemalto; e Ricardo Mansano, executivo de soluções de governo da Huawei Brasil.

O evento contará também com a apresentação do case de reconhecimento facial pela polícia fluminense, que será feita por Mauro Fliess, coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

O Mobi-ID terá ainda um painel sobre diferentes técnicas de autenticação digital; palestras sobre identificação por localização; autenticação na era da Internet das Coisas; adequação das soluções de biometria à LGPD; criptografia em tempos de computação quântica; além de cases do TSE, da prefeitura de São Paulo e da Vivo.

A programação completa e mais informações sobre o evento estão disponíveis em www.mobi-id.com.br, ou pelo telefone 11-3138-4619, ou pelo email [email protected]