A NVIDIA anunciou um investimento de US$ 1 bilhão na Nokia nesta terça-feira, 28. A operação foi feita através de compra de ações, sendo que o valor de cada papel adquirido foi de US$ 6,01. Para receber esse aporte, a Nokia lançou um novo pacote de 166 milhões de ações para a compradora. Com isso, a NVIDIA passa a ter 3% da fornecedora de rede.

O investimento ocorre em menos de uma semana depois de a Nokia registrar um aumento da receita no terceiro trimestre de 2025 com 4,8 milhões de euros, impulsionados por resultados de vendas em infraestrutura de rede com a demanda de players que atuam nas áreas de IA e nuvem.

Nokia + NVIDIA = IA com redes

Com o capital, a Nokia pretende avançar no desenvolvimento de processadores de redes para o “superciclo de IA” e outros propósitos corporativos, segundo nota enviada ao mercado. Em especial, a fornecedora quer avançar na criação de chips para RAN de redes 5G e 6G que poderão rodar em arquitetura da NVIDIA.

Paralelamente, a companhia finlandesa pretende aumentar sua presença nos mercados de IA e nuvem com soluções de rede para data centers por meio da sua unidade de negócios de infraestrutura de rede (Network Infraestructure, no original em inglês).

As duas companhias ainda concordaram em realizar um trabalho colaborativo para criar soluções de rede com IA e explorar para incorporar o portfólio de switches e soluções ópticas da Nokia dentro da arquitetura futura da companhia de semicondutores.

Imagem de arquivo: Jensen Huang, CEO da NVIDIA na GTC (divulgação: NVIDIA)

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!