A Apple comprou a empresa de tecnologia de realidade aumentada (AR) Flyby Media. A informação foi publicada no Financial Times nesta sexta-feira, 29. A companhia presidida por Tim Cook está montando um time de pesquisas na área de realidade virtual (VR) que será chefiado por Doug Bowman (ex-professor da Univesidade Virginia Tech).

Além de deslocar diversos colaboradores internos para a nova área, a Apple contratou engenheiros da start-up de câmera Lytro e da equipe do óculos de AR Microsoft HoloLens. Esse repentino desejo da Apple em pesquisas de realidade virtual e realidade aumentada, surge três dias após seu balanço financeiro de 2015 mostrar a primeira estagnação nas vendas do iPhone em 13 anos. Caso entre no setor, Tim Cook deve colocar sua firma em concorrência direta com Google, Microsoft, Facebook, Sony e Samsung.

Com sede em Nova Iorque, a start-up é conhecida pela tecnologia de percepção espacial (V-Fusion) que permite escanear objetos do mundo real – como pôsteres, bonés, anúncios publicitários, entre outros. Na forma de aplicativo, a V-Fusion pode ser inserida em navegação e mapeamento em locais fechados (indoor), em dispositivos Head Mounted Display (HMD), além de navegação autônoma para carros e drones. Recentemente, FlyBy Media atuou junto ao Google ATAP no desenvolvimento do projeto Tango, área de pesquisas da companhia que busca criar um celular com câmera 3D.  Após a compra, a FlyBy Media tirou o seu site do ar.