A LG está desenvolvendo um serviço próprio de pagamento móvel, batizado como LG Pay. A expectativa é de que ele seja apresentado em Barcelona, durante o Mobile World Congress (MWC), no fim de fevereiro. Nesta sexta-feira, 29, circularam rumores em sites internacionais de que o LG Pay funcionará em um cartão de plástico inteligente, com chip, uma pequena tela e dois botões. Ele conteria os dados de todos os cartões bancários do usuário. Os botões seriam usados para trocar de um cartão para o outro. Ou seja, funcionaria como um cartão coringa e seria independente do smartphone. O site Android Community afirma que a LG já teria encomendado 50 mil unidades do cartão inteligente.

Análise

Se os rumores estiverem certos, o movimento da LG vai no sentido contrário de tudo o que está sendo feito em pagamentos móveis. Enquanto a maioria dos fabricantes procura oferecer soluções que concentrem no smartphone do consumidor as funcionalidades de pagamento, pela comodidade de não precisar levar consigo a carteira, a LG estaria criando um objeto a mais para ser carregado… nos dois sentidos: carregado no bolso e na tomada.

É provável que o produto contenha outras novidades ainda não divulgadas que representem vantagens mais atraentes do que apenas servir de cartão coringa – vale lembrar que para servir de coringa é necessário ter acordos com os bancos emissores e com as bandeiras de cartões.