A Apple e uma seguradora controlada pela CVS, a Aetna, se juntaram para criar o aplicativo de saúde Attain (iOS). Destinado aos segurados da companhia nos Estados Unidos, o app tem como intuito promover o bem-estar e melhorar a saúde dos seus segurados com exercícios e desafios que geram pontos. As informações da atividades físicas são captadas por meio do Apple Watch.

Chama a atenção o fato de o usuário que não tem o wearable poder pagá-lo com exercícios. A Aetna envia o equipamento, um Apple Watch série 3, e o seu pagamento pode ser feito com os pontos obtidos das atividades físicas. Os adeptos do Attain ainda podem trocar os pontos por vouchers de compra em lojas varejistas dos EUA.

O programa funciona para usuários de smartphones a partir do iPhone 5S e relógios inteligentes Apple Watch série 1. Após entrarem no programa, os segurados escolhem se desejam compartilhar o histórico de saúde com a Apple e o Attain. Com esses dados, as companhias usarão aprendizado de máquina e análise de dados para criar novas funcionalidades e oferecer recomendações personalizadas aos adeptos.

A ação apresentada nesta terça-feira, 29, se baseia em uma parceria que as duas companhias fizeram em 2016. Na época, 90% dos usuários tiveram benefícios em sua saúde ao usarem o dispositivo vestível da Apple. O app Attain chega à App Store até o final de 2019, mas os consumidores que quiserem aderir ao programa devem se registrar no site do projeto.