Apoiada pela TIM, Nokia e outras empresas como AGCO, Climate FieldView, CNH Industrial, Jacto, Solinftec e Trimble, a iniciativa de banda larga no campo ConectarAGRO atingiu 5,1 milhões de hectares (ha) conectados com sinal 4G neste mês de janeiro.

A marca é maior em 100 mil ha do que a meta definida para o programa, formado em abril de 2019. Segundo o grupo, o território coberto já equivale a cerca de 10% da área cultivada no País. A proposta do ConectarAGRO é ofertar uma solução de conectividade aberta, simples e acessível que possibilite recursos de agricultura de precisão e automação. “O investimento avaliado pelo grupo para a implantação da rede nas fazendas é de cerca de meia saca de soja por hectare”, afirmou a TIM.

“Atualmente, propriedades nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste contam com a tecnologia 4G da TIM, com máquinas e implementos agrícolas conectados. Essa evolução traz mais precisão e agilidade para o dia a dia das fazendas e contribui para a evolução dos negócios dos produtores”, sinalizou o head de IoT e produtos corporativos da TIM Brasil, Alexandre Dal Forno.