Como parte do projeto para levar conectividade ao agronegócio, a TIM assinou acordo para fornecer a rede 4G utilizando a faixa de 700 MHz  para a implantação de Internet das Coisas (IoT) com a produtora de laranjas Citrosuco. Segundo informou a operadora nesta terça-feira, 10, ela implantará a conexão para viabilizar a melhor gestão das atividades produtivas ao conectar maquinário e equipamentos agrícolas em todas as fazendas próprias da parceira. A tele diz que a cobertura abrangerá não apenas a área de plantio da produtora, mas também a de “diversas cidades vizinhas”, atendendo a uma região de 1,9 milhão de hectares, ou cerca de 8% do estado de São Paulo.

A rede 4G em 700 MHz estará presente no que a Citrosuco afirma ser a maior planta de processamento de suco de laranja do mundo, localizada na cidade paulista de Matão, além de Catanduva e Araras, também em São Paulo. A TIM diz que a companhia contará com a tecnologia em todas as fazendas no interior paulista e em Minas Gerais.

NB-IoT

Além da rede móvel em 4G, a TIM também fornecerá a conexão NB-IoT, que amplia em mais de 40% a cobertura e consome menos bateria – portanto, destinada a aplicações de Internet das Coisas. A operadora agora contabiliza 3 mil cidades com essa tecnologia.

A iniciativa é parte do projeto 4G TIM no Campo, criado em 2018 com o objetivo de levar conectividade ao agronegócio brasileiro. “Esse é mais um grande passo da TIM na estratégia de conectar o agronegócio brasileiro, fortalecida com nossa participação no ConectarAgro, iniciativa que já conecta mais de 5 milhões de hectares“, disse o chief revenue officer da tele, Alberto Griselli, em comunicado.