A venda de livros digitais pela Google Play no Brasil cresceu 50% em 2020, alcançando 1,55 milhão de unidades. Em 2019 foram comercializadas 1,03 milhão, informa a empresa. A diretora de parcerias de produtos para a América Latina do Google, Andrea Fornes, atribui o crescimento da leitura ao isolamento social das pessoas causado pelo novo coronavírus em suas casas e também à crise pela qual passam as grandes livrarias no Brasil.

“O fato de as pessoas não poderem ir a uma livraria pesou, assim como a dificuldade vivida por alguns dos principais revendedores de livros do Brasil”, comentou, em conversa com Mobile Time.

A Google Play conta com um catálogo de mais de 4 mil títulos para o mercado brasileiro. Eles são vendidos de forma avulsa e é pago um revenue share para as editoras.

Queda em audiolivros

Por outro lado, houve uma queda na venda de audiolivros, também em razão da pandemia, pois as pessoas costumam escutá-los quando estão em trânsito. O Google não informa de quanto foi a diminuição nas vendas de audiolivros, mas Fornes aposta que o segmento vai se recuperar tão logo a pandemia passe.

“Acho que no futuro os audiolivros vão ultrapassar os ebooks em vendas por conta da praticidade. Na pandemia fica mais conveniente baixar ebook, mas quando a população voltar a sair, se locomover para um lado e para o outro, aí o consumo de audiolivro ganhará força”, avalia.

MobiEditorial

Mobile Time organizará no dia 2 de março a primeira edição do MobiEditorial, seminário online para debater o mercado de livros, jornais e revistas em formato digital. Já estão confirmados entre os painelistas: Luciana Cardoso, diretora de estratégias digitais do Estadão; Renato Marcondes, diretor de desenvolvimento de negócios da Verisoft; e Rodrigo Meinberg, CEO e sócio-fundador do Skeelo.

Para conferir a agenda atualizada e mais informações sobre o evento, acesse o site www.mobieditorial.com.br ou fale com a equipe do Mobile Time: [email protected] / 11-96619-5888 / 11-3138-4619 (WhatsApp).