A Internet das Coisas (IoT) começa a ganhar espaço no comércio popular brasileiro. A distribuidora WDC Networks criou um showroom para expor soluções de automatização de residências e espaços comerciais em um dos locais mais tradicionais do comércio eletrônico brasileiro, a região da Rua Santa Ifigênia, no centro de São Paulo.

Batizado de Smart WDC, o espaço foi inaugurado nesta semana, tem 500 metros quadrados e conta com um centro de treinamento. Ao todo, o local recebeu um investimento de R$ 1 milhão feito pelo empresário Vanderlei Rigatieri, presidente da WDC. O empreendedor criou o local após voltar de uma viagem aos Estados Unidos e não encontrar soluções de IoT para comercialização no Brasil.

Inicialmente, o espaço não vende dispositivos conectados. A ideia da WDC é que o consumidor faça projetos de IoT com a loja para consolidar uma “experiência IoT”. Esses planos – que envolvem objetos automatizados para casas e comércios – podem começar com investimento de R$ 1 mil em câmeras conectadas.

Airgrids, câmeras turbo HD, switches, câmeras IPs, câmeras térmicas, fechaduras eletrônicas, sensores de controles de incêndio estão entre os produtos do showroom. As marcas presentes na loja são D-Link, Easy Link, Fiber Home, Fujikura, HIK Vision, MicroTik, entre outras.

Além do desenvolvimento do negócio com IoT, a companhia passa a oferecer cursos rápidos (de 45 minutos) feitos em parceria com os fabricantes.

Nas contas da empresa, a expectativa é que somente o espaço Smart WDC colabore com 20% dos 70% de crescimento de vendas em 2018. Em 2017, a WDC Networks registrou um faturamento de R$ 250 milhões.