A Le Mobb, start-up brasileira incubada no Cietec, da USP, desenvolveu um aplicativo chamado Mobb (Android, iOS) que permite a criação rápida de aplicativos de comércio móvel para Android e iOS por pessoas sem conhecimento de programação. É possível construir tanto um app para uma loja individual quanto um app de marketplace – neste caso, gerando duas versões: uma para os vendedores e outra para o consumidor final. Toda a construção acontece dentro do app Mobb, um diferencial em relação a outras soluções de criação de apps cuja interface costuma ser um site na web.

Com o Mobb é possível customizar toda a aparência de uma loja de m-commerce, incluindo sua descrição para a Google Play e App Store. Depois de criado o app, o usuário passa a gerenciar seu conteúdo, subindo fotos, descrições e preços de seus produtos. Está em desenvolvimento uma API para que seja feita integração com sistemas de gerenciamento de estoque de lojas físicas. A ferramenta inclui uma solução de pagamento móvel via cartão de crédito e boleto bancário.

Dois apps já foram criados usando o Mobb, um de uma loja de roupas e outro de uma loja de artesanato de papelaria. Ambos estão operando em caráter de teste. O lançamento oficial dos primeiros apps criados com Mobb é esperado para o segundo semestre deste ano.

A Le Mobb ainda está validando seu modelo de negócios, mas a ideia é cobrar uma taxa pelo desenvolvimento de cada aplicativo e também um percentual sobre cada venda feita através dos apps gerados.

“A solução é voltada para quem busca uma diferenciação, gente que entende o valor de ter sua marca associada a um app e passar credibilidade tecnológica”, diz Breno Ebeling, diretor executivo da Le Mobb.