A relação entre Brasil e Argentina vai muito além do comércio bilateral. Um exemplo é o TurismoCity (Android, iOS), uma plataforma argentina em site e app que busca voos e hotéis. Ela trouxe mais de 50 mil turistas portenhos ao País em 2018, por meio de ações promoções baseadas em big data.

A plataforma pertence ao grupo do ComparaCity. A companhia mira um crescimento entre os consumidores do Brasil e turistas domésticos, como afirma Julian Gurfinkel, CEO e cofundador: “No mercado brasileiro, nós vemos uma demanda muito maior por voos domésticos do que na Argentina, onde até recentemente era caro viajar dentro do país”.

Julian Gurfinkel, CEO e cofundador da plataforma TurismoCity

Além dos dois países vizinhos, o serviço também funciona no México, na Colômbia, no Chile e no Peru. Gurfinkel acredita que tem potencial para crescer mais que na Argentina, uma vez que a média de crescimento mensal é de 30%, algo que pretende manter por vários meses.

Atualmente, o TurismoCity tem mais de 2 milhões de usuários ativos mensais (MAUs) na Argentina, sendo líder do segmento no país portenho. No Brasil, o segundo mercado da empresa, já passam de 200 mil MAUs da plataforma. Ao somar todos os países onde atua, a TurismoCity conta com 3 milhões de MAUs.

Renata Coelho Mastandrea, community manager e responsável pelas redes sociais do TurismoCity, frisa que o potencial do Brasil também é forte pelo mobile, uma vez que 90% dos acessos feitos pelos brasileiros são via dispositivos móveis.

Modelo de negócios

Criado em 2015, o app começou a atuar no Brasil em 2018. Sua equipe está sediada em Buenos Aires, embora tenha uma pequena operação no Rio de Janeiro. Seu modelo de negócios consiste em ser uma vitrine para hotéis e companhias aéreas, com as empresas pagando por custo por click (CPC) ou custo por aquisição (CPA), com taxas entre 4% e 5%.

Mastandrea explicou recentemente para Mobile Time que a sua companhia tem uma ação que ajudou a trazer os mais de 50 mil turistas argentinos ao País: é um cupom de desconto em hotéis negociado diretamente entre o TurismoCity e os estabelecimentos, que chegam a 50% de descontos em diárias.

Tecnologia e futuro

Em tecnologia, além do big data que capta desconto de hotéis e desconto de passagens (inclusive de outras empresas), a plataforma argentina também possui inteligência artificial para ajudar a detectar os descontos em voos e notificar os usuários, seja por alertas criados por eles ou com base em seu comportamento no site/app.

“Nosso diferencial é a tecnologia, que permite encontrar muito rápido quando há preços baixos nos voos, além de operar como um mecanismo de metabusca que compara o preço de todas as agências de viagens em uma única pesquisa”, disse o CEO.

Para o futuro, Gurfinkel, afirmou que planeja desenvolver uma solução para ofertar pacotes de viagens aos brasileiros.