Wi-Fi

A rede eduroam brasileira – que provê acesso Wi-Fi seguro a universidades, institutos de educação profissional e tecnológica, além de centros de pesquisa e hospitais – chega à marca de 3 mil pontos de acessos no Brasil. Ao todo são 177 instituições conectadas à rede e são beneficiados com ela 4 milhões de professores, alunos e pesquisadores. O serviço foi lançado ainda em 2012 e segue em ampliação sob a gestão da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

A proposta da RNP para as próximas instalações é disponibilizar o eduroam em aeroportos, shoppings, arenas esportivas, parques, restaurantes e cafeterias em todo o País, e ampliar a abrangência da rede para uso da comunidade acadêmica. O primeiro aeroporto a receber o serviço de Internet sem fio foi o Internacional de Salvador/BA. E, ainda sem definição de quando, a rede deve chegar a pontos movimentados de Brasília/DF e Rio de Janeiro/RJ.

O eduroam também faz parte de iniciativas governamentais como o projeto Nordeste Conectado, patrocinado pelo Ministério das Comunicações (MCom), que disponibilizará o Wi-Fi em 31 praças localizadas em cidades de sete estados nordestinos, sendo elas Maceió (Alagoas); Feira de Santana, Juazeiro e Paulo Afonso (Bahia); Cratéus, Iguatu, Juazeiro do Norte e Quixadá (Ceará); Campina Grande (Paraíba); Caruaru, Petrolina, Serra Talhada e Vitória de Santo Antão (Pernambuco); Parnaíba (Piauí); e Caicó e Mossoró (Rio Grande do Norte).

A Linktel é parceira da RNP no Wi-Fi das Praças. Em maio do ano passado, a eduroam passou a contar com 1 mil pontos graças à cooperação entre as partes.