A Anatel deve divulgar em abril os requisitos técnicos para utilização das faixas de 410-415 MHz e 420-425 MHz para redes privativas móveis com licença de Serviço Limitado Privado (SLP). A informação foi passada pelo superintendente de outorga e recursos à prestação da Anatel, Vinicius Caram, durante a abertura do seminário UTCAL Summit 2023, realizado nesta quarta-feira, 29, no Rio de Janeiro, com a presença de representantes de diversas companhias do setor elétrico.

As referidas faixas são conhecidas como banda 87 do 3GPP, podendo ser usadas com redes LTE (4G). Para elaborar os requisitos técnicos, a Anatel analisou contribuições enviadas durante consulta pública sobre a ocupação desse espectro. Alguns dos requisitos devem ser: portadoras de 1,4 MHz, 3 MHz ou 5 MHz; e possibilidade de subcanais de 100 KHz.

Caram reforçou que a Anatel disponibilizou diferentes faixas de frequência para redes privativas, com preços acessíveis. As faixas são: 250 MHz; 450 MHz; 1,5 GHz; 2,3 GHz; 2,4 GHz; 3,7 GHz, 3,8 GHz, e ondas milimétricas em 27,5 GHz. Muitas delas podem servir a empresas de energia para transmissão de dados em projetos de IoT. “Não existe setor de telecom sem energia elétrica, e o setor elétrico precisa de comandos de telecom para ser mais eficiente”, comentou o superintendente da Anatel.