As vendas de smartphones na China caíram 22% no primeiro trimestre de 2020 na comparação ano a ano por causa do impacto da pandemia do novo coronavírus. De acordo com pesquisa Market Pulse, da Counterpoint, as marcas de Android experimentaram quedas entre 27% e 40%, porém, de alguma forma, a Huawei conseguiu reverter a tendência e atingiu crescimento de 6% nas vendas de seus celulares no mercado doméstico.

Os cinco principais OEMs (Huawei, OPPO, Vivo, Xiaomi e Apple) representaram um recorde de 93% do mercado, um aumento de 6 pontos percentuais em relação ao ano passado. A participação de mercado da líder Huawei aumentou para quase 40% durante a crise da Covid-19.

De acordo com a analista da pesquisa Flora Tang, fevereiro foi o pior mês do trimestre, com queda drástica de 35% ano a ano, no momento em que a China passava por grandes dificuldades por conta da pandemia e as atividades comerciais eram mínimas. No entanto, durante o período de bloqueio na China, gigantes locais do comércio eletrônico, como Alibaba e JD.com, conseguiram sustentar operações comerciais e serviços de entrega nas principais cidades chinesas fora da província de Hubei. Pelo forte apoio desses players de comércio eletrônico, as vendas de smartphones do país pareciam menos negativas do que a expectativa original da Counterpoint. De acordo com a empresa de análise de dados, a estimativa é de que o share do online nas vendas de smartphones na China tenha subido para mais de 50% durante o primeiro trimestre, enquanto sua participação era de 30% no mesmo período em 2019. A previsão, no entanto, para o segundo trimestre é que o market share caia após a pandemia estar amplamente contida.

A Apple conseguiu se manter, caindo apenas 1% no 1T20 e o iPhone 11 foi o modelo de smartphone mais vendido no primeiro trimestre; a empresa norte-americana lidera a lista de modelos mais vendidos da China por sete meses consecutivos, de acordo com a Counterpoint. Os consumidores continuaram comprando iPhones em plataformas de comércio eletrônico, apesar do fechamento das lojas da Apple na China em fevereiro.

Por sua vez, a Huawei continuou a liderar e ganhou participação com um portfólio completo de produtos, cobrindo os segmentos de nível básico a premium. O Huawei Mate 30 5G, o Mate 30 Pro 5G, o Huawei Nova 6 5G e o HONOR 9X estavam entre os modelos mais vendidos do trimestre.

5G

A passagem bem sucedida pela crise da pandemia pela Huawei pode ser explicada pelo bom desempenho da companhia no segmento de smartphones habilitados para o 5G. De acordo com o analista da Counterpoint Mengmeng Zheng, seis meses após a comercialização do 5G na China, a participação nas vendas de smartphones com essa tecnologia saltou para mais de 15% no primeiro trimestre de 2020. O mercado sozinho cresceu 120% na comparação com o quarto trimestre de 2019, e a fabricante contribuiu para mais da metade das vendas totais de telefones 5G no período.