A Volkswagen apresentou nesta quarta-feira, 29, seu novo carro, o VW Nivus. O veículo é o primeiro de seu portfólio com uma loja própria de aplicativos, a VW Play Apps, embarcada em seu sistema de entretenimento de bordo, o VW Play.

Inicialmente, fazem parte da loja VW Play Apps: Estapar (zona azul e estacionamentos), Porto Seguro (aciona o seguro e serviço), 12 Minutos, Ubook, iFood, Waze e Deezer. É a Volkswagen quem define o catálogo da loja, que será atualizado gradualmente ao longo do tempo. Em alguns dos apps escolhidos são fechadas parcerias comerciais com a montadora para prover benefícios exclusivos aos motoristas. A assinatura do Deezer, por exemplo, é oferecida de graça no VW Nivus. No Ubook, o motorista ganha 50% de desconto na anuidade. No 12 Minutos, ganha 20%.

Os modelos de negócios das parcerias são fechados caso a caso, mas o processamento de eventuais pagamentos fica a cargo dos desenvolvedores dos apps, sem passar pela montadora.

O carro vem também com o app Meu Volkswagen, que traz um manual cognitivo do veículo e serviços online, como agendamento de revisão ou solicitação de guincho.

Vale destacar que o veículo tem 10 de GB de memória. Ou seja, os apps baixados e todo o conteúdo deles ficam armazenados na memória do carro, não do celular do cliente.

Ao todo, 50 pessoas da Volkswagen no Brasil participaram da criação do sistema de infoentretenimento VW Play, em um processo de criação que levou três anos.

“A conectividade é um dos pontos mais fortes do VW Nivus”, disse Pablo Di Si, presidente da Volkswagen na América Latina. “Nós pensamos em colocar o consumidor no centro. Ele ou ela vai escolher seu próprios apps de diferentes formas”, acrescentou.

Di Si ressaltou que o sistema do VW Play foi desenvolvido no Brasil tendo como foco a América Latina e poderá ser adicionado a outros carros da montadora no futuro.

Técnicos e negócios

Matheus Arantes (esq.), gerente de elétrica e dispositivos da Volkswagen; e Fabio Rabello (dir.), gerente de digitalização e novos negócios da montadora

O Nivus não vem com conectividade nativa. Para acessar a Internet, ele precisa acessar uma rede Wi-Fi, podendo usar a conexão do smartphone do motorista como um hotspot móvel. A justificativa é de que as franquias de dados oferecidas hoje pelas operadoras móveis seriam suficientes para atender ao carro. “Hoje nós vemos que a maioria dos planos de dados são robustos ou ilimitados”, disse Fabio Rabelo, gerente de digitalização e novos negócios da Volkswagen. De todo modo, o executivo informou que a empresa avalia parcerias futuras com provedores de conectividade.

Configurações

Matheus Arantes, head de elétrica e desenvolvimento eletrônico da VW, apresentando o painel do VW Nivus

A interface do VW Play é exposta em uma tela touchscreen IPS de 10 polegadas. O sistema tem 2 GB de RAM, 10 GB de armazenamento, Bluetooth 4.2, unidade de processamento de vídeo para assistir filmes em alta resolução, Wi-Fi, GPS integrado com antena externa, e rádio AM/FM.

Entre as outras funções do VW Play há: controle por widgets; visualização de dados de viagem; configuração do painel digital; acesso ao manual cognitivo, sistema de inteligência artificial da Volkswagen para esclarecer dúvidas; e o modo Valet, uma funcionalidade de proteção que bloqueia com senha as funções do sistema, permitindo apenas direção.

Além disso, o veículo tem espelhamento da tela do smartphone via Android Auto (via USB) e Apple CarPlay (sem fio – Bluetooth).

A data de lançamento do VW Nivus e seus preços não foram revelados.