O site de classificados gratuitos OLX conseguiu dobrar a sua audiência em dispositivos móveis no Brasil depois de estrear uma campanha na TV. O volume de page views feitos por celulares e tablets subiu de 300 mil para 600 mil por mês após o lançamento da propaganda televisiva. Para efeito de comparação, na Índia, quando a empresa iniciou campanha na TV, a audiência móvel cresceu de 70 mil para 580 mil page views por mês.

Recentemente, o OLX disponibilizou seu app para iPad 2 e para o novo iPad, que permite ao usuário fotografar ou filmar a mercadoria à venda e publicar o material junto com um anúncio diretamente do tablet. O app também está disponível para iPhone, Android, Windows Mobile, Symbian e BlackBerry.

Análise

É sempre interessante avaliar casos de cruzamento de mídias, como este da OLX, em que a propaganda na TV é usada para estimular a audiência de outros canais, no caso, a web e os apps móveis dos classificados. Anúncios de TV atingem uma grande massa de espectadores e, obviamente, geram efeitos imediatos e por isso mesmo facilmente perceptíveis e mensuráveis. A questão, neste caso, é a seguinte: qual será o ganho real de audiência do site após o termino da campanha na TV? Outro ponto a ser ponderado: o ganho real de audiência compensará o gasto com anúncios na TV? Vale lembrar que o OLX é um serviço gratuito bancado por publicidade, cujo valor varia de acordo com a sua audiência.