A Qualcomm se prepara para introduzir uma segunda versão da tecnologia Wi-Fi Mesh, que passa a ter suporte para Internet das Coisas (IoT) e para assistentes virtuais. A solução, que deve chegar até o fim de 2018, permite utilizar vários equipamentos de forma simultânea – em uma única rede com uma série de roteadores (em média três) – de forma que o usuário não sinta.

Asus, Samsung e TP-Link trarão unidades de seus equipamentos Mesh ao País, mas a data exata será especificada por cada fabricante posteriormente. Os produtos que chegam ao Brasil são Samsung Home Connection, Asus Lyra e TP Link Deco M9 Plus, contou Hamilton Mattias, diretor de conectividade da Qualcomm na América Latina

Por enquanto, o único modelo com rede Mesh no Brasil ainda é da primeira geração, o TP Link Deco M5, um aparelho que já pode ser encontrado em e-commerces nacionais com preços que variam entre R$ 999 (KaBuM!) e R$ 1.499 (Kalunga).

Entenda o Mesh

A tecnologia atua com o mesmo conceito de uma rede celular. Ou seja, o usuário pode transitar por uma zona de uma rede Wi-Fi sem perder a conexão ou sem a necessidade de desconectar de um ponto de rede para conectar-se a um repetidor, por exemplo.

Essa distribuição de rede é feita pela tecnologia SON (self-organizing network ou auto-organização de redes distribuídas de forma heterogênea). Baseados em algoritmos de inteligência artificial da Qualcomm, a SON permite fácil configuração; aprovação mais fácil de dispositivos com IoT; autogestão da banda (60, 5, 2.4 GHz e Powerline – quando liberado pelo vendedor) sem necessidade de interferência do consumidor; segurança com funcionalidades de firewall; e autocura em malha (Mesh).

Interoperabilidade

Contudo, Mattias lembra que o Mesh ainda tem problemas de interoperabilidade. Ou seja, o usuário deve utilizar uma única marca de modem caso compre um desses produtos, para que eles conversem na conexão. Por outro lado, o executivo lembra que a Wi-Fi Alliance já começou o desenvolvimento da Easy Mesh, um certificado que permite a interoperabilidade. Os certificados devem começar a sair a partir de junho, mas os produtos comerciais não têm previsão.

Mesh para IoT

Com esta atualização, a ideia da Qualcomm é que os fabricantes ofereçam, além dos roteadores Mesh para a conexão sem fio em uma casa, uma solução que conecte objetos e assistentes como Google Home e Amazon Echo Dot à rede, de modo que o usuário controle sua casa. Entre os diferencias tecnológicos, o Mesh para IoT pode abranger o padrão 802.11 ax, uma solução que permite conexão até cinco vezes mais rápida (5 Gpbs) ante o 802.11 ac, que chega a 1 Gbps. Outras novidades da solução é a possibilidade de conectar sensores e equipamentos via Bluetooth e Zigbee e a adição do chip Internet Processor Qualcomm (IPQ) nas versões 4018 ou 4019.

Modelo de negócios

Como 40% do mercado varejista dos EUA de Wi-Fi é Mesh, segundo dados do NPD Group de dezembro de 2017, a tecnologia começa a ganhar a atenção de players por lá. É o caso de Comcast, Bell e Telmex, que já oferecem a seus clientes pacotes de banda larga com a tecnologia.

Contudo, o movimento de aquisição do Mesh ainda é guiado pelos consumidores que compram os equipamentos de maneira avulsa, algo que Rafael Steinhauser, presidente da Qualcomm na América Latina, espera que mude com o modeo de negócios apresentado pelas três operadoras norte-americanas.

“A maioria dos compradores nos EUA ainda são consumidores comuns”, afirma o executivo. “Para as operadoras, a chance com Mesh é a grande oportunidade delas voltarem a ser as ‘donas das casas’. Acredito que elas vão investir nesta tecnologia, pois elas não querem virar um dumb pipe, algo que Comcast, Bell e Telmex já perceberam”.