O grupo japonês de telecomunicações e tecnologia SoftBank terá Ericsson e Nokia fornecendo equipamentos e plataformas para a rede 5G da empresa, que deve começar a operar em 2020, segundo anunciaram as duas fornecedoras em diferentes comunicados emitidos nesta quarta-feira, 29. Ainda que esperada, a escolha da dupla pode ser vista como um revés para a chinesa Huawei, parceira da SoftBank nas redes 4G, mas preterida até o momento no 5G.

No caso da Ericsson, o acordo prevê fornecimento de equipamento de rede para acesso 5G em média e alta frequência em diversas regiões do Japão; a SoftBank vai explorar as bandas 3.9-4.0 GHz e 29.1-29.5 GHz na oferta do serviço. Além do 5G, os produtos da Ericsson devem reforçar a infraestrutura 4G da operadora asiática. A fornecedora nota que a parceria com a SoftBank existe “desde a era 2G” e que diversas provas de conceito para o 5G foram desenvolvidas com sucesso pela dupla desde 2015.

Já a Nokia foi escolhida como parceira estratégica e fornecerá a plataforma de acesso em rádio Nokia AirScale. Capaz de suportar múltiplas frequências “tanto em arquiteturas distribuídas como centralizadas”, a solução será implementada em todo o Japão para empresas e consumidores. Dessa forma, tanto serviços de banda larga móvel como de comunicação em máquinas devem ser aprimorados. A Nokia também lembra que possui um relacionamento de longa data com o SoftBank – que é uma entre as quatro operadoras japonesas com frequências para o 5G, além de ser controladora da norte-americana Sprint.