A TCS iON, unidade estratégica da Tata Consultancy Services, lançou o TCS iON Remote Assessments, produto que permite a universidades e bancas de exame realizar provas seguras, gratuitas e justas em grande escala, usando um modelo remoto.

A solução oferece três níveis de controle com base nos requisitos da instituição. No nível básico, é possível fazer o bloqueio do dispositivo do candidato (desktop, notebook, tablet ou smartphone) para capturar as respostas das provas. No segundo nível, o produto usa a câmera do dispositivo e envia um fluxo de vídeo para um servidor central na nuvem. Esses fluxos de vídeo são analisados usando estruturas de inteligência artificial e machine learning para detectar tentativas de mau uso e alertar os supervisores. O terceiro nível inclui todos os recursos já citados, além de permitir que os supervisores controlem os candidatos em tempo real, de qualquer lugar.

O TCS iON Remote Assessments pode trabalhar com mais de 50 tipos de perguntas e oferece aos responsáveis por conduzir as provas a oportunidade de avaliar os alunos utilizando perguntas subjetivas, diagramas e fórmulas. A ferramenta também possibilita a capacidade de criar documentos de perguntas rapidamente e mantê-los seguros de forma criptografada até que sejam compartilhados com os alunos na hora certa da avaliação.

A maioria das respostas pode ser avaliada pelo sistema, e as respostas subjetivas podem ser analisadas por um avaliador. A nova solução se integra à plataforma TCS iON Remote Marking, permitindo que os avaliadores confiram as respostas dos candidatos de suas próprias casas. As notas são processadas e publicadas digitalmente, reduzindo o tempo necessário para anunciar os resultados.