As empresas russas Red Soft e TP Labs anunciaram recentemente o lançamento do smartphone AQ Phone M11, baseado no sistema operacional móvel Red OS M. Entre suas características, o aparelho se transforma em um computador.
Coube aos engenheiros da TP Labs fabricar o AQ Phone M11 e à Red Soft desenvolver o sistema operacional – totalmente nacional.
De acordo com as companhias, o celular oferece, “pela primeira vez ao grande público”, acesso a um sistema operacional móvel russo com suporte nativo a aplicativos Android e Linux, que funciona sem os serviços GMS (Google Mobile Services).
Outra característica do dispositivo é que seu sistema operacional se adapta tanto para o modo móvel quanto desktop. No primeiro, não há necessidade de emulação para os aplicativos Android e possui interface familiar. No modo desktop o handset opera em Red OS Mode. Dessa maneira, é possível conectar mouse, teclado e monitor e utilizar aplicativos Linux.
Características do AQ Phone M11
O handset possui tela de 6,7 polegadas, chipset MediaTek Helio P35, com processador octa-core, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno com possibilidade de expansão com cartão microSD. Ele está à venda no portal HighScreen por 19 mil rublos (R$ 1,37 mil ou US$ 242).
A notícia do dispositivo russo saiu, no País, primeiro no RT Brasil.
Foto: smartphone AQ Phone M11. Crédito: Red Soft/divulgação