Imagine uma tecnologia que permita ao médico acompanhar se o seu paciente está fazendo o tratamento em tempo real e corretamente. Agora é possível: a companhia espanhola Zerentia apresentou nesta segunda-feira, 29, sua nova tecnologia para dispositivos vestíveis, com intuito de monitorar pessoas com doenças crônicas em tempo real, o "Real Time Healthcare".

Baseado na tecnologia Oracle Digital Platform, o sistema espanhol funciona com o paciente levando seu wearable ao consultório e, após sua configuração, ele deve seguir uma série de indicações quando receberem notificações – seja o momento de tomar um medicamento, fazer exercícios físicos ou medir sua pressão arterial. À distância, o médico pode acompanhar o desempenho do usuário, com a possibilidade de mudar as tarefas, de acordo com o progresso do paciente.

De acordo com a empresa, a proposta do Real Time Healthcare é ajudar os profissionais de saúde com o acompanhamento da população mais idosa (acima de 65 anos de idade) nos países desenvolvidos, cujos custos do sistema de saúde vão dobrar para essa faixa etária nos próximos 15 anos.