| Publicada originalmente no Teletime | A Claro deverá efetuar em breve o lançamento do 5G Standalone em Brasília, assim como a TIM. Antes disso, no próximo dia 30, a companhia realizará um evento para anunciar os detalhes. E brincou, dizendo que acabaria lançando mais sites do que a concorrente TIM: “Ouvi dizer que vamos lançar com 120 antenas”, disse o presidente do grupo no Brasil, José Félix.

Mas o 3,5 GHz não deverá ser suficiente já nos próximos anos. Félix explica que a operadora apostou forte na faixa de 2,3 GHz, frequência com a qual já demonstra o 5G Não Standalone. “Pagamos bem, além do que eu gostaria. Porque lá para 2025 não vai ter espectro suficiente. Em algumas áreas de São Paulo, por exemplo, vai faltar”, prevê.

Mesmo com refarming, que só disponibiliza blocos pequenos de espectro, o 5G ainda vai continuar demandando, prevê ele. Mas isso não significa que a tele passará a utilizar a faixa de 26 GHz. “A realidade de um país que não é o nosso. Toda a conversa do FWA é problema, porque aqui a CPE custa R$ 1,2 mil. E leva 12 meses só para pagar a caixinha.”

O conselheiro da Anatel Moisés Moreira, que preside o Gaispi (grupo a quem cabe dar a autorização para início do uso da faixa de 3,5 GHz), admitiu que existe a possibilidade de a agência dar a anuência para o início das operações antes do prazo máximo previsto (30 de setembro), mas que isso precisará ser feito com calma, sem pressão política e seguindo critérios técnicos que ofereçam aos operadores e à Anatel segurança para a tomada de decisão.

Evento

Na próxima segunda, dia 4, Teletime realiza presencialmente, em São Paulo, uma edição do evento Teletime Tec dedicado às estratégias de 5G. Todas as operadoras móveis atuais e as principais entrantes regionais no 5G, assim como a Anatel, participarão do evento, trazendo alguns detalhes sobre os desafios regulatórios, as estratégias tecnológicas e comerciais que serão adotadas com o lançamento da nova tecnologia. Mais informações sobre o evento, que acontece no WTC Events Center, estão disponíveis pelo site do evento.