Siemens e Nvidia

À esquerda, a cópia virtual da fábrica. Imagem: divulgação

A Siemens e a Nvidia anunciam a expansão da parceria para conectar as plataformas Nvidia Omniverse e o Siemens Xcelerator. Juntas, elas vão desenvolver um metaverso voltado para a vertical industrial. A ideia é usar a tecnologia digital twins (gêmeos digitais) para aprimorar a automação industrial.

Vale lembrar que gêmeos digitais são ambientes virtuais que reproduzem o físico no online e permitem analisar de maneira controlada e segura mudanças ou realizar testes na produção.

Como primeiro passo nessa colaboração, as empresas planejam conectar a Siemens Xcelerator, plataforma de negócios digital aberta, e a Nvidia Omniverse, uma solução para projetos 3D e colaborações. Isso permitirá um metaverso industrial com modelos digitais baseados em física da Siemens e em IA em tempo real da Nvidia.

A proposta das empresas é que companhias de todos os tamanhos possam experimentar o uso de gêmeos digitais no metaverso com dados de desempenho em tempo real; criar soluções industriais inovadoras de Internet das Coisas; e aproveitar insights de análises feitos na borda ou na nuvem.

Siemens e Nvidia explicam que suas plataformas são complementares. A plataforma Siemens Xcelerator conecta domínios mecânicos, elétricos e de software em todo o produto e processos de produção e permite a convergência de TI e TO (tecnologia operacional).

O Nvidia Omniverse é um mecanismo de mundo virtual em escala industrial, fisicamente simulado e habilitado para IA que permite gêmeos digitais ao vivo com fidelidade total. A Nvidia AI, usada por mais de 25 mil empresas em todo o mundo, é o mecanismo de inteligência do Omniverse na nuvem e sistemas autônomos na borda.