O mercado brasileiro está amadurecendo no que diz respeito à adoção de soluções de gerenciamento de dispositivos móveis, conhecidas como MDM (Mobile Device Management). O que antes era um hype entre as empresas e a maioria não usava nem 10% das funcionalidades disponíveis, agora está se tornando um serviço praticamente obrigatório em qualquer companhia de grande porte. Consequentemente, os departamentos de TI começam a aprimorar ainda mais o controle do que é armazenado e trafegado nos smartphones e tablets dos funcionários, demandando soluções de gerenciamento de conteúdo  e apps móveis (MCM e MAM, nas siglas em inglês), analisa Roberto Dariva, CEO da Navita, uma das principais fornecedoras brasileiras de soluções desse tipo.

"O smartphone é um objeto de desejo. Os funcionários querem iPhones. As empresas começaram entregando os modelos que seus presidentes pediam e agora não conseguem controlar direito o conteúdo. O descontrole gerou baixa de produtividade", explica o executivo. O controle de aplicações instaladas nos dispositivos pode ser feito por meio da criação de uma loja de aplicativos privada, na qual estão disponíveis apenas aqueles títulos homologados pelo departamento de TI. Os smartphones dos funcionários não conseguem acessar as lojas tradicionais, como Google Play ou App Store: quando tentam, são redirecionados para a loja corporativa. É possível também estabelecer restrições baseadas em geolocalização: determinados apps corporativos só podem ser abertos dentro ou próximo ao escritório da empresa.

O email seguro, por sua vez, consiste na adoção de determinadas regras de segurança, como uma senha única e integrada para acesso à conta de email e ao próprio celular e seu conteúdo. Se o funcionário é demitido e sua senha apagada, ele automaticamente não consegue mais acessar nem o email e nem o conteúdo do celular corporativo. Outra medida consiste na adoção de chaves de criptografia para acesso ao email corporativo pelo dispositivo móvel.

Dariva destaca outro serviço que começará a ser demandado nessa nova fase do mercado: a gestão de configurações de rede corporativa. Trata-se do envio para os celulares corporativos dos parâmetros de configuração para acesso às redes de todas as filiais da empresa, poupando tempo e trabalho de se realizar uma configuração manual cada vez que visitar uma nova unidade.

"Nos EUA, essa fase de maturidade começou há cerca de um ano e meio. No Brasil as empresas estão se preocupando com essas questões agora", relata Dariva. O executivo relembra de alguns dos erros cometidos pelas empresas anos atrás, quando se iniciou a adoção de mobilidade no ambiente corporativo. "Já vimos empresas que entregaram tablets para toda a diretoria só para uso de email. Os aparelhos foram levados para suas casas e ficaram com os filhos, que usavam para brincar. Antes de mais nada, é preciso identificar as possibilidades de uso corporativo do dispositivo", recomenda.

Forum Mobile+

Roberto Dariva será um dos palestrantes no painel "Segurança móvel no ambiente corporativo", que acontecerá no dai 1 de outubro, no WTC, em São Paulo, durante a sétima edição do Fórum Mobile+, evento organizado pela Converge Comunicações e promovido por MOBILE TIME. Esse dia será dedicado integralmente a discussões relacionadas à segurança móvel, incluindo malwares para smartphones, criptografia de dados, cuidados de segurança em redes Wi-Fi, autenticação biométrica, certificação digital móvel, dentre outros temas. Para maiores informações sobre a programação e inscrições, acesse o site do evento ou ligue para 0800-77-15-028.