Há algum tempo, o Facebook promove o aplicativo dedicado Messenger para a troca de mensagens diretas privadas (popularmente conhecidas como "DM") entre usuários da rede social em dispositivos móveis. Mas essa tarefa não poderá ser mais realizada pelo próprio app do Facebook: a companhia de Mark Zuckerberg vai retirar a função de seu programa principal. Ela enviou aos usuários e-mail nesta terça, 29, avisando que a troca de DMs só será possível com o uso do Messenger ou com a versão mobile do site.

A companhia não estabelece um prazo para que isso aconteça, dizendo apenas que "as mensagens estão se mudando do Facebook para o Messenger, um aplicativo mais veloz e mais estável para o uso diário de mensagens". A rede social destaca ainda que esse app dedicado tem novas formas de envio de fotos e vídeos, além de permitir conversas em grupo, chamadas por voz e troca de "figurinhas", semelhantes aos stickers de outros serviços de mensagens over-the-top (OTT).

A partir do momento em que o Facebook decidir, o aplicativo principal mostrará um lembrete para baixar o novo software móvel no lugar onde estariam as DMs. "A partir de então, iremos pedir para você instalar o Messenger ou acessar o site do Facebook para ver e enviar mensagens". As notificações das DMs continuarão a ser exibidas no app tradicional, entretanto.

Vale lembrar que o Facebook comprou em fevereiro o serviço OTT de mensagens WhatsApp, além de já deter também a rede social de fotos e vídeos Instagram. Ambos os serviços seguem funcionando de maneira relativamente autônoma.